vikhon-logo-BRANCO

Os RHs estratégicos de alta performance

RHs querem ser estratégicos e pedem mais espaço para atuar com o business.

“Fizemos dentre os períodos de novembro de 2021 a fevereiro de 2022 uma pesquisa, apontando um público de empresas e profissionais em geral, chegando a 3.327 pessoas, em 06 Capitais do Brasil. Nosso levantamento apenas revalidou o que já desconfiávamos: Ainda é carente o volume de empresas que possuem RHs estratégicos, embora muitos o desejem.

Esta pesquisa apontou que, entre 100% dos entrevistados:

  1. 53% Informaram ter dificuldades de implantar RHs estratégico, tendo foco basicamente de atuação de atividades de departamento pessoal (DP) e R&S (Recrutamento e seleção), por não terem tempo, não terem ferramentas/ sistemas adequadas que possam integrar todos no processo.
  2. 22% Expressaram ter um forte desejo de aprender mais sobre como amplificar as ações para terem um RH estratégico, contudo, relataram que não sabem como chamar a atenção ao assunto em suas empresas e que, os executivos, também não conhecem sobre como o RH pode gerar resultados para o negócio.
  3. 21% Declararam ter ações isoladas de participação no suporte ao negócio, mas, dificilmente no processo de tomada de decisão. O RH, é visto como importante, mas, ainda não tem cadeira cativa nas mesas de conselho. Eles também expressaram que sentem dificuldades em evidenciar fatos, dados números tangíveis para terem autoridade junto ao negócio.
  4. 4% Apresentaram uma comunicação fortemente orientada à estratégia. Informando que suas empresas cobram por ações de um RH estratégico, e que se veem obrigados e conhecer mais do business para dar respostas – sairem da redoma. Complementam ainda que seus “profissionais chave” e “gestores” ainda precisam estar mais alinhados e integrados aos executivos – mas, que sentem falta de ferramentas adequadas. Além disto, relatam que as decisões estratégicas acabam sempre culminando na folha de pagamento, sobre a perda ou entrada de pessoas, benefícios e treinamentos. Contudo, quando o assunto é a expressão de fatos e evidências financeiras, ainda sentem dificuldade de estar à mesma altura do que é provido pelos CFOs (Diretores Financeiros) e especialistas de outras áreas financeiras.
RHs estratégicos de alta performance

Tomando como base esses importantes relatos, evidenciamos que os profissionais de RH, em grande maioria, anseiam pela chance de agir na estratégia, de estar junto ao business – contudo, se por um lado ainda lhes faltam conhecimentos, por outro, faltam as ferramentas certas – e esta é uma carência evidente.

Pudemos identificar também que quando a pergunta é sobre estratégia: Muitos trouxeram recorrentemente comentários relacionados a folha de pagamento, seleção de pessoas.  E, quanto a pergunta era sobre o subsistema de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional), percebemos ainda uma vertente que confunde, e com equívoco, as ações de T&D (Treinamento e desenvolvimento de pessoas) com o próprio DHO.

O mesmo equivoco se apresenta quando falamos de ferramentas de apoio aos processos táticos, ou em algumas momentos de apoio à estratégia, versus e efetivamente, à uma ferramenta de suporte direto  à estratégia – Levando o RH para os níveis mais altos de debate e tomada de decisões.

A questão é que quando você treina, ainda é necessário desenvolver as pessoas com tais novos conhecimentos. São assuntos que se relacionam, contudo, de diferentes amplitudes.

Da mesma forma embora DHO se comunique muito com T&D, este subsistema tem uma importante missão: Ajudar o negócio em sua estratégia. São processos que mapeiam, com base nos objetivos estratégicos do negócio, o que deve ser feito em desdobramento, para que todas as operações, departamento e seus profissionais, possam alcançar os tais objetivos para o negócio: Em time e de forma integrada.

Em resumo:

DHO é onde nasce a estratégia pelas mãos do RH, unido a outras áreas. Quando falamos então em “Gente e gestão”, não estamos focando nas atividades de RH olhando para a cúpula do RH, contudo, é um olhar da cúpula do RH apontando para o negócio – sempre.

Portanto, validar que o mercado está repleto de pessoas e profissionais de RH, bem como de outras áreas, precisando de ajuda, querendo serem levados “para cima”.

Também é incrível saber que há um volume expressivo de talentos buscando essa porta aberta em algum meio que os ajudem a “falar a mesma língua do negócio”.

Nós da Vikhon estamos aqui pra isso, aliás, nascemos para isso: Ajudar os RHs a se tornarem e serem cada vez mais estratégicos, e alinhar pessoas ao Business de forma tangível. Se o texto acima tocou em suas experiências profissionais e você se identificou, vem falar conosco, vem conhecer a Vikhon.

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Gostou do nosso conteúdo? inscreva-se no formulário abaixo que iremos lhe avisar sempre que tivermos novas postagens!

Outras Postagens

PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA DO RH QUE PENSA ESTRATEGICAMENTE

Contato

E-mail:  falecom@vikhon.com.br

Redes Sociais